top of page
fundo%20do%20blog_edited.jpg

Os irmãos de Stockton

Foto do escritor: Rafael FernandezRafael Fernandez

O MMA sempre foi um esporte recheado de famílias importantes, o vale-tudo foi criado pela maior de todas: os Gracie. O que mais se tem na modalidade são irmãos que seguiram na mesma carreira, na maioria das vezes os mais novos são influenciados pelos mais velhos. Exemplos como os irmãos Nogueira, os Shamrock e os Emelianenko mostram o alto nível alcançado quando se tem uma figura fraternal ao lado.

Nick (de camisa) e Nate (sem camisa). Foto: Zuffa LLC/Getty Images


Diante de tantos exemplos, talvez os mais conhecidos, e com certeza os mais polêmicos irmãos do MMA, são os Diaz. Eles não são maiores em termos de conquistas e importância para o esporte do que as duplas já mencionadas, mas são os mais interessantes e os que possuem a maior legião de fãs.


Nick e Nate Diaz são de Stockton, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Uma cidade conhecida por ser mais pobre e com problemas de tráfico de drogas e gangues. O mais velho dos dois, Nick, foi o primeiro a começar nas artes marciais com karate, aikido e wrestling, até que um dia assistiu algumas lutas dos Gracie e decidiu ir para o jiu-jitsu. Nate seguiu os passos do irmão e também começou treinos na arte suave.


Nick sempre foi a inspiração para o irmão mais novo e dos dois, foi o que mais encontrou dificuldades na adolescência. O principal motivo para ter focado nas artes marciais foi para poder se proteger pois sempre estava envolvido em brigas. As zoações que recebia dos colegas, por um rumor de que ele usava medicamentos, eram o motivo das inúmeras confusões e também é tido pelo próprio lutador como o principal fator para toda a revolta que ele tinha na adolescência.


Sem dinheiro, sem carro e cansado de só se meter em brigas, Nick decidiu largar o "high school" (ensino médio) depois de um ano. Com somente 17 anos, ele decidiu focar na única coisa em que ele achava que era bom: lutar. Mas antes mesmo da sua estreia, ele recebeu o maior golpe da sua carreira. A sua namorada se matou ao se jogar na frente de carros e a partir daquele momento, Diaz não era mais um garoto, ele se tornou um adulto depois de tudo pelo o que passou.


Nick estreou em 2001, enquanto Nate fez sua primeira luta em 2004, aos 19 anos. Ambos disputaram o cinturão do UFC, mas não conseguiram conquistar o título. Apesar das tentativas sem sucesso na maior organização do esporte, o mais velho dos dois, Nick, foi campeão do WEC e do Strikeforce, o último foi a sequência mais impressionante da carreira, o que o fez voltar e ter uma segunda chance no octógono e lutar contra Georges St-Pierre.


Nate, ao contrário do seu irmão, nunca foi campeão em nenhuma organização. Sua maior conquista é ter vencido a quinta temporada do The Ultimate Fighter, o que lhe proporcionou a entrar no UFC, em 2007. Desde então, ele teve os seus altos e baixos e é mais conhecido pela suas atitudes de brigão e controverso, o que o fez ter muitos fãs.


Após anos sem conseguir uma grande luta e não receber o dinheiro que sempre pediu, Nate enfrentou o astro e, naquela epóca, campeão dos penas, Conor McGregor, em 2016. O caçula dos Diaz havia desafiado o irlândes no final de 2015 em um dos "callouts" (desafio público) mais famosos da história.

A icônica foto de Nate Diaz após ele ter derrotado Conor McGregor no UFC 196, em 2016.

Foto: Zuffa LLC/Getty Images


Com menos de duas semanas de antecedência, Diaz foi chamado para substituir o brasileiro Rafael dos Anjos e enfrentar McGregor, o qual ele derrotou por finalização no segundo round. A partir daquele momento, Nate virou uma estrela. Em seguida, ele apareceu em programas de televisão e enfrentou Conor numa revanche, na qual ele perdeu mas recebeu mais de um milhão de dólares pelo combate.


Depois de tantos anos, ele conseguiu o que queria: ter o pagamento que pedia e finalmente poder mostrar o astro que era e que todos duvidaram que fosse. O próprio presidente do UFC, Dana White, o havia descrito como alguém que "não movia a agulha", ou seja, alguém que não chama atenção e que não vende.


A realidade é que os irmãos Diaz se tornaram muito populares por serem dois dos poucos lutadores a não terem medo de dizer o que pensam e o que querem. Isso se deve muito ao mais velho da dupla, Nick, pois essa sempre foi a principal característica dele e algo que foi imitado e inspirou o irmão Nate.


Nick não esconde que os problemas da adolescência o afetaram durante a carreira e o transformaram no cara mais agressivo e que, basicamente, não leva desaforo pra casa. Se não fossem as dificuldades durante o crescimento, nem lutador ele teria virado. O mesmo já disse que luta para sobreviver.


Uma das frases de lutadores que mais gosto é de Nick Diaz. Mesmo com a sua dificuldade de se comunicar devido a pouca educação que recebeu, ele consegue ser muito claro as vezes. A fala dele é: "você precisa amar tanto lutar, que a partir de um momento você simplesmente odeia". Isso basicamente resume quem é Nick, ele odeia lutar e faz isso por necessidade. O pior é que ele tem de ser o "bad guy" para conseguir o quer, mesmo que não seja um.


Os irmãos Diaz podem não ser os melhores, mas sempre atrairão espectadores pelo seu estilo de luta e por não terem medo de se expressar. O mais incrível é que eles não ligam para o que pensam deles. Esse jeito deles criou essa legião de fãs e continuam como dois dos mais populares do esporte, mesmo sem Nick lutar desde 2015 e Nate só ter lutado duas vezes nos últimos quatro anos.


Com os dois cada vez menos ativos, a única coisa que sobra são as lembranças da performances e de momentos marcantes que fizeram parte. No final das contas, pode amá-los ou odiá-los, os irmãos Diaz sempre vão chamar atenção.






140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page