top of page
fundo%20do%20blog_edited.jpg

O desgaste do UFC Apex

Foto do escritor: Rafael FernandezRafael Fernandez

Quando a pandemia estourou em março de 2020, como todas as grandes organizações esportivas do mundo, o UFC se viu num beco sem saída. Diferentemente do resto dos esportes, a companhia decidiu não ficar tanto tempo parada, indo contra o pedido da OMS de isolamento social. A solução foi criar uma espécie de bolha na sede da organização em Las Vegas, nos Estados Unidos. Assim, a organização poderia controlar quem estaria dentro da área do evento ao mesmo tempo que produzia o seu próprio conteúdo.

O Apex é a casa de todos os cards do Dana White's Contender Series. Foto: UFC / Divulgação


O nome da solução foi o UFC Apex. O Apex é um centro de produções e eventos ao vivo, que foi inaugurado em junho de 2019. Ele foi construído para ser uma arena particular do UFC no outro lado da rua da sede da organização. Inicialmente, o espaço era usado para filmagens do The Ultimate Fighter e edições do Dana White's Contender Series.


Entretanto, com a pandemia, o UFC teve que agir rápido e começou a utilizar o Apex para todos os eventos enquanto não era possível levar eventos para outras cidades. Entre maio de 2020 e abril de 2021, todos os shows da organização foram realizados no espaço ou na Ilha da Luta, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.


Enquanto a arena foi necessária durante a pandemia e na era sem público, os fãs começaram a perder a paciência ao continuarem a realizar eventos no Apex, mesmo com as proibições da Covid-19 já suavizadas. Desde então, mais de 80 eventos foram realizados na arena e com um público limitado.


Já foi provado que é possível voltar a visitar cidades e países, assim como era antes da pandemia. No entanto, o UFC parece não se desvincular da ideia de manter uma grande quantidade de shows a serem realizados no Apex. Enquanto escrevo este post, a organização se encontra numa sequência de três eventos na arena, com uma data marcada em novembro e outras possíveis em dezembro.


Todos concordam que a experiência de uma luta com público é bem melhor do que sem. Por mais que os eventos no Apex nos dêem a oportunidade de escutar a potência dos golpes, a animação que uma arena lotada traz é incomparável. Os lutadores ficam mais energizados com os gritos e comemorações de 15 mil pessoas.

Visão do Apex por fora. Foto: UFC / Getty Images


Além disso, o UFC teve sucesso em todas as cidades que visitou depois da pandemia. Em todas, os eventos foram elétricos e a presença do público deixou cada um mais especial. Mesmo assim, a saga dos shows no Apex parece não acabar. O CEO da organização, Dana White, já disse que o local é a casa deles e com as lutas sendo lá fica mais fácil controlar a produção e a transmissão.


Outro fato que defensores do Apex gostam de repetir sempre é que as lutas na arena são mais elétricas e movimentadas. O motivo é o tamanho do octógono. Enquanto que a versão normal tem 30 pés de comprimento, a versão do Apex tem 25 pés. Isso gera um menor espaço para os lutadores evitarem o combate.


No entanto, a alta quantidade de eventos também causa uma queda no nível das lutas, pois os cards no Apex são recheados de confrontos de atletas fora do top-15. Com isso, o interesse do público diminui mais por não ter um atrativo de lutas que realmente irão mexer com uma divisão. Por exemplo, no próximo sábado, dia 7 de outubro, ocorrerá o UFC Fight Night: Dawson x Green e dos 24 atletas que entrarão no octógono, somente três estão ranqueados em suas divisões.


Além disso, o UFC perde a oportunidade de faturar com a bilheteria de diversas arenas, que muito provavelmente estarão lotadas. Para ser sincero, eu não vejo pontos positivos para se manter no Apex, pois mesmo que o octógono menor possa gerar lutas mais animadas, também podem ter monótonas, pois muitas vezes um lutador simplesmente segura o oponente na grade ou no solo por toda a duração do combate.


Tomara que o sucesso dos últimos eventos em Singapura, Paris e Sydney tenha finalmente aberto os olhos do UFC para a animação que os fãs estão para assistir uma luta ao vivo. Diversas cidades e países ainda não foram visitadas depois da pandemia, então o público está doido para viver uma noite de combates presencialmente.

Max Holloway e o Zumbi Coreano se cumprimentam em frente a uma arena lotada em Singapura. Foto: Suhaimi Abdullah/Zuffa LLC via Getty Images


O Apex sempre irá existir. Sempre que for possível dá para realizar um evento no local. Porém, é necessário deixá-lo para trás, pois ele, infelizmente, nos lembra de um tempo sombrio que afetou o mundo inteiro. O momento é de se reconectar com fãs e encontrá-los de braços abertos depois de anos afastados.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page