top of page
fundo%20do%20blog_edited.jpg

O aluno favorito

Foto do escritor: Rafael FernandezRafael Fernandez

No dia 24 de outubro de 2020, Khabib Nurmagomedov derrotou Justin Gaethje e anunciou a sua aposentadoria. Choque foi a reação da maioria dos fãs e atletas do MMA. Quando parecia ter atingido o auge da carreira, Khabib decidiu parar. A saudade da presença de seu pai e mentor, Abdulmanap, foi o grande motivo para o adeus.

Islam Makhachev comemora a conquista do cinturão dos leves nos ombros de Khabib Nurmagomedov. Foto: Getty Images/Zuffa LLC


Em um texto que escrevi para o site MMA Brasil (http://mmabrasil.com.br/o-adeus-de-khabib-nurmagomedov-o-garoto-que-treinava-com-ursos), eu comentei como acreditava que Khabib nunca iria lutar novamente. A promessa feita à mãe, somada à falta de desafios, mostrava ser claro que aquele era o fim definitivo.


Mesmo o surgimento de um possível desafio para a sua invencibilidade na forma de Charles do Bronx, não animou o russo para pôr as luvas novamente. Isso tem uma explicação bem simples. Lembram quando eu comentei sobre os motivos da aposentadoria ser definitiva? Eu esqueci de um detalhe importante...


O campeão tem nome? É Khabib? É Charles do Bronx? Nenhuma das alternativas estão corretas. Em talvez um dos dias mais tristes da história recente do MMA brasileiro, Islam Makhachev mostrou quão especial é e finalizou o Charles Oliveira para marcar o começo do seu reinado na divisão dos leves.


Foi o destino que fez com que a vitória de Islam viesse quase que no mesmo dia em que Khabib se aposentou. Foram necessários somente dois anos para Makhachev conquistar o título que sempre esperavam ser dele.


Khabib sabia que a hora do Islam estava próxima. Então, evitar um possível confronto contra seu companheiro de treinos e amigo de infância era essencial. Nurmagomedov viu que seu nome já estava sacramentado na história do MMA, era o momento de Makhachev. Então, saiu o Khabib lutador e entrou o Khabib treinador. Seu objetivo? Levar Islam Makhachev ao cinturão dos leves.

Islam Makhachev e Khabib Nurmagomedov juntos.

Foto: Brandon Magnus/Zuffa LLC


Enfim, quem é Islam Makhachev? Ele não é mais um mero coadjuvante. Ele virou o protagonista. A sombra de Khabib é gigantesca e qualquer outro sentiria a pressão da expectativa imposta sobre ele. Porém, os outros não são Islam.


Ele é especial. Todos ao redor sabiam disso. Desde o início nas montanhas do Daguestão até o octógono em Abu Dhabi. Não é por menos que ele era o aluno favorito de Abdulmanap Nurmagomedov. O pai de Khabib tinha planos grandiosos para o Islam. Planos que estão sendo concretizados mesmo sem a presença do mentor.


Islam pode não ter treinado com ursos, mas, assim como Khabib, ele treinou sem parar até alcançar o nível que se encontra hoje. Aliás, a comparação entre os dois sempre existirá. É difícil não fazer isso, dada a dominância de ambos.


Porém, eu prefiro apreciar o talento de ambos enquanto ainda é possível. Assim, como falei no texto sobre Khabib: é raro presenciar excelência! Por isso, quando temos essa oportunidade, devemos agarrar e aproveitar o privilégio que é.

Islam Makhachev recebe o cinturão dos leves do UFC.

Foto: Chris Unger/Zuffa LLC


Então, seja como o aluno favorito de Abdulmanap Nurmagomedov ou companheiro de treinos de Khabib Nurmagomedov, Islam Makhachev é especial e traz excelência sempre que entra no octógono. Mesmo com todas as sombras em cima, o brilho de Islam foi mais forte. Sabe o que é mais incrível? O seu legado só está começando e nós somos privilegiados por podermos acompanhar.


Enfim, quem é Islam Makhachev? Ele é o campeão dos leves do UFC.





48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page