top of page
fundo%20do%20blog_edited.jpg

Caos no caminho da invencibilidade

Foto do escritor: Rafael FernandezRafael Fernandez

No MMA, diferentemente do boxe, é muito difícil para os atletas nunca perderem na carreira ou mesmo se manterem invictos por um longo tempo. Isso ocorre porque são mais comuns entre lutadores do mesmo nível no decorrer da carreira, enquanto no mundo do pugilismo boxeadores diversas vezes enfrentam adversários em níveis bem abaixo para poder encorpar o cartel.

O atual campeão dos leves, Khabib Nurmagomedov. Foto: Steven Ryan/Getty Images


É muito comum encontrarmos boxeadores com cartéis de quase 40 vitórias sem nenhuma derrota. Até atletas como Floyd Mayweather e Rocky Marciano, que alcançaram 50 e 49 triunfos, respectivamente. No MMA, só existe um lutador que luta em alto nível com um recorde invicto. O mais curioso é que ele se encontra na divisão mais difícil do esporte e mesmo assim, ele nunca perdeu na carreira. O nome dele é Khabib Nurmagomedov.


Khabib tem 28 lutas na carreira e venceu todas elas, poucas vezes perdeu um round. Ele estreou no esporte em 2008 e entrou no UFC em 2012, porém lesões o impediram de chegar mais rapidamente ao cinturão da maior organização do planeta. O russo se tornou campeão dos leves ao derrotar Al Iaquinta no UFC 223, em abril de 2018. É assustador pensar que se não fosse tantas contusões e intervalos grandes sem lutar, a sequência invicta poderia estar muito maior.


Nurmagomedov é, talvez, o maior peso leve da história. Ele briga por esse posto com B.J. Penn, mas é difícil negar a superioridade do russo. Além do cartel invicto, o nível dos oponentes é muito maior comparado ao havaiano. Atletas como Rafael dos Anjos, Edson Barboza, Conor McGregor e Dustin Poirier perderam facilmente para Khabib, o que demonstra um nível jamais visto no esporte.


O russo possui um estilo incomparável e até impensável para um esporte de combate e alto rendimento. Manter o ritmo tão alto e tão agressivo durante lutas de 15 minutos ou 25 minutos é impressionante. Isso se torna mais incrível quando pensamos na sua especialidade, o wrestling. A luta olímpica é uma modalidade muito física que muitas vezes é preciso suportar o peso do adversário. É a parte mais desgastante do MMA, então para Khabib ter o cardio para suportar isso é a chave de seu sucesso.


É só olhar o rosto dos oponentes do russo. Muitos parecem que aos poucos afundam e não conseguem se salvar. Poucos atletas são capazes de deixar o adversário com esse pensamento de estar numa areia movediça, é assim que ele quebra mentalmente seus rivais. Porém, o que Khabib irá fazer quando enfrentar alguém que não costuma se perder psicologicamente? É aqui que entra Justin Gaethje.


Justin Gaethje é o atual campeão interino dos leves, está numa sequência de quatro vitórias e de todos os triunfos de sua carreira, só um foi por decisão. Ele é a personificação do caos. Nunca existirá uma luta chata que o envolva, pois ele vai pra cima sem pensar duas vezes. Não importa se tem que levar dois socos para acertar um, ele não recua. Nunca vimos Khabib enfrentar alguém tão imprevisível. Como ele irá lidar com um oponente que não para de andar para frente? São essas perguntas que fazem esse combate tão interessante.


Outro ponto que deixa o combate interessante é nível de wrestling de Justin Gaethje. Por mais que seu estilo seja trocação, Gaethje foi um wrestler da divisão um da NCAA, um dos maiores níveis possíveis. Então a luta olímpica não é algo novo para ele, por mais que não utilize tanto no MMA. Ele estará pronto para criar situações de brigas por posições no chão, ao contrário de aceitar ser quedado e mantido no chão por Khabib.

O atual campeão interino dos leves, Justin Gaethje. Foto: UFC/Reprodução


Um atleta com boa base no wrestling, um coração sem limites e mãos pesadas. Talvez essa seja a combinação que irá parar Khabib, porém quantas vezes já falamos isso? Não seria o jogo variado de Rafael dos Anjos que o derrotaria? Ou a potente mão esquerda de Conor McGregor? Pensávamos que o poder de nocaute e a guilhotina afiada de Dustin Poirier seria o suficiente, mas a cada luta Nurmagomedov provava que estávamos errados.


É por causa de todos esses exemplos que é difícil apostar contra o russo. Ele provou 28 vezes que não se palpita contra ele. Vinte e oito vezes. Não foi uma, nem duas. Khabib caminha a passos largos para se tornar o atleta mais dominante da história, será que isso se tornará verdade? Ninguém sabe. O que sabemos é que ele terá que passar pelo caos para alcançar esse objetivo.

109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page